13 de setembro de 2012

O que estamos fazendo com o Livre Arbítrio?


Então, hoje eu vou falar de um assunto que eu sempre venho colocando em outros posts, mas nunca fiz um especialmente pra ele: Livre Arbítrio!

Acho que todo mundo sabe o que é, né?

Tá, definição básica (apelei pro Wikipedia): Livre-arbítrio é basicamente a expressão usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres.

então, também não sei se vocês sabem, quando Deus nos criou ele nos deu esse Livre Arbítrio.

Vamos usar Adão e Eva, por exemplo.

Deus criou eles e tal. Daí ele deu uma ordem: Que eles podiam comer qualquer fruto de qualquer árvore do jardim, menos de uma. 

Um belo dia, a serpente chegou e falou pra Eva que, se comer da árvore proibida, ela abriria seus olhos e ela teria o mesmo conhecimento que Deus, seria como ele. 

E Eva comeu. Ainda ofereceu a Adão, e ele fez o mesmo.

Vocês podem ler o resto em Gênesis 3.

Bom, Deus avisou os dois sobre tudo, e eles nem pensaram quando comeram do fruto. Deixaram se iludir pela serpente.

Tipo assim, Deus os criou, criou tudo para eles, só deu uma proibição, só uma, em meio a um monte de coisas que eles podiam fazer.

Eles já tinham sentido o poder e o amor de Deus, mas mesmo assim pecaram.

Eles não pensaram em Deus.

Esse é o nosso problema, pensamos pouco demais. Não paramos pra refletir.

Porque pecamos se sabemos quem é Deus?

Porque não pensamos. Esquecemos. Ou lembramos e simplesmente ignoramos.

agora, chegando ao ponto do Livre Arbítrio:

Deus é tão maravilhoso, mas tão maravilhoso e nos ama tanto que ele podia ficar com um joystick mandando agente pra direita, pra esquerda, o que tem que fazer, onde ir..

Mas não! ele resolveu ser justo e nos dar a chance de escolher. E o que agente faz com essa chance? entrega pro pecado.

Sério, quem são as pessoas perto de Deus?
Agente tá lá, na rodinha de amigos e não fala de Jesus porque vai ser zoado e rotulado de idiota. 

Primeiro: São esses os amigos que você quer ter?

Segundo: O que tem ser zoado sendo que tem uma vida eterna te esperando?

Temos que começar a repensar nossas escolhas.

as vezes o caminho que rotulamos certo, não  é bem assim.


Olha só o tanto que ele nos ama. Ele acredita em nós! Ele é o amor e a justiça. Cara, só de imaginar me dá uma alegria tão grande de ter alguém assim como pai. Me dá arrepios, calafrios..


vamos começar a parar, pensar e refletir..

Vou colocar algumas questões pra vocês.

- Quem dá sentido da nossa vida? 

- Quem escolhemos obedecer?

- Estamos sendo gratos? 

- O que Jesus faria no nosso lugar?

Pra ajudá-los, vou colocar aqui uma passagem que eu gosto muito.

 Eclesiastes 3:16 - 22

Descobri também que debaixo do sol: No lugar da justiça havia impiedade, no lugar da retidão, ainda mais impiedade.
Pensei comigo mesmo: O justo e o ímpio, Deus julgará a ambos, pois há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo o que acontece.


Também pensei: Deus prova os homens para que vejam que são como os animais.

O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido!
Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão.
Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra?
Por isso concluí que não há nada melhor para o homem do que desfrutar do seu trabalho, porque esta é a sua recompensa. Pois, quem poderá fazê-lo ver o que acontecerá depois de morto? 

Quem quiser entender mais, continue no capítulo 4 até o verso 16.

E se Deus te perguntasse: Você me ama?


    Só ele pode dizer com certeza o que é o amor... Jesus já havia morrido e ressurgido...
Jesus já havia aparecido para Maria, para Tomé e agora Jesus aparece pela terceira vez aos sete discípulos que estavam pescando. Entre esse sete esta Pedro. Jesus então se aproxima de Pedro e começa um dialogo. Jesus então quer nos dar aqui três lições importantíssimas.



    1 lição – Cuidado com o coração
    Jesus pergunta Primeira vez. "Amas-me mais do que estes?".
Amas-me mais do que estes outros discípulos? Porque Pedro tinha dito: "Eu nunca abandonarei o Senhor mesmo que todos o abandonem; Mt. 26:33. Jesus faz Pedro lembrar-se da coisa imprudente que falou, Pedro era muito compulsivo. Pedro tinha uma ideia de si muito errado.
    Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Mas, esta vez não disse "mais do que eles". Sem pensar mais uma vez, Pedro responde “eu te amo”, mais Pedro não fala a mesma palavra para amar que Jesus falou.
    Jesus falou a palavra "ágape", e Pedro falou a palavra "fileo". Qual é a diferença nestas duas palavras?
    "Ágape" fala do amor de grau melhor e mais forte, como o amor divino.
    "Fileo" fala do amor entre dois amigos, o amor humano, quer dizer "tenho afeição por você, ou eu gosto de você".

    Temos amado tantas coisas, que satisfazem o desejo do nosso coração...
Precisamos jogar essas coisas no lixo e deixar Jesus limpar nosso coração...

    2 lição – Tenha mais compromisso
    "Tu me Amas?" Esta vez Jesus deixou a parte "mais do que estes", mas continuou falando a palavra "ágape". Agora Jesus limitou a pergunta para o amor dele mesmo. Jesus chama Pedro pra bem mais pertinho e repete a pergunta.
    Não porque Jesus duvidou-o, porque ele sabe o que todo coração tem, mas para mostrar a Pedro que estava mais fraco do que pensava, Jesus colocou em questão até seu amor.
    Jesus chama Pedro e diz Pedro, você me ama mesmo, será que você pode dizer realmente que me ama se não teve nenhum compromisso até agora. Você disse que iria comigo até o fim, que jamais me negaria, disse que pregaria a palavra e não conseguiu cumprir com nada.
    E qual tem sido o seu compromisso com Deus???
    Ah, mais eu tenho ido à igreja?/, compromisso se resume em se entregar por inteiro por um propósito. 
    Ter compromisso com horários, com seus pais, com seus relacionamentos, com seu corpo, com suas palavras, com sua igreja, com Deus...
    Seja mais compromissado...

    Terceira e ultima lição – Aceite o sacrifício de Jesus e seja usado.
    "Tu me Amas?" Agora Pedro entendeu o que Jesus estava querendo dizer...
    Ele se entristece diante de Jesus, pois o arrependimento bateu, Jesus o fez lembrar-se das vezes que ele o havia negado.
    Jesus disciplinou e repreendeu a sua ovelha e doeu, mas era necessário para Pedro enfrentar o seu erro e ser restaurado.
    O problema hoje de nos jovens, é que não reconhecemos o que Jesus fez por nos e nem damos tanto valor assim...
    Quando entendemos o sacrifício de Deus, conseguimos ser usados, e moldados para a obra dele...
    Pedro entende e diz pra Jesus: O senhor sabe de tudo, o Senhor sabe que eu gosto de Ti, o Senhor já sabe que não amo tanto assim.
    Agora Pedro reconhece e se humilha, e agora sim Pedro esta pronto para cuidar do rebanho de Jesus, se você quer cuidar do rebanho se humilhe;
Para ser usado, precisa ser quebrado, restaurado e moldado.
Jesus quer usar sua vida, mais para isso, você precisa responder...

Você ama a Jesus??

Inaugura-se o Blog do Ministério Justificados!

    É com grande prazer que inauguramos o Blog do Ministério Justificados! A espera foi grande, o ministério está crescendo no tempo de Deus e as dificuldades não param de surgir, mas Deus está no controle e nós estamos nos tornando cada vez mais Justificados por ele! Aqui no blog você encontrará as informações mais importantes do ministério, como nosso calendário (mutável conforme o decorrer dos dias), nossas áreas ministeriais, nosso objetivo, os posts de membros do ministério falando sobre a vida cristã e tudo mais relacionado. ENJOY!


12 de setembro de 2012

Porque eu vou querer entregar minha vida pra Deus


Olá olá olá meus caros leitores =D

    Hoje eu estava mexendo em algumas coisas e encontrei um estudo que eu fiz à uns 6 meses e nunca mencionei pra ninguém. Não me lembro, mas acredito que fiz ele para falar em algum lugar de São Paulo, mas acabei me esquecendo e falando sobre a vontade de Deus. Fiz uma leitura rápida e decidi compartilhar ela com vocês, espero que este post não se torne longo, pois meus dois últimos foram e acho que estou estragando a vista de alguns de vocês '-'


    Se conheceu à Deus faz pouco tempo, deve se lembrar de vários pastores gritando de dentro da igreja ou da tv "ENTREEGUE SUA VIIDA PRA JESUUUUS MEU IRMÃÃO!", e se você cresceu na igreja já deve estar ouvindo essa frase de uma forma tão vaga quanto se ouve o fechar de uma porta. Normalmente nós pensamos apenas no QUE É entregar a vida pra Deus, e essa resposta é fácil: Deixar suas preocupações, suas tristezas e suas ambições pessoais, tudo isso Deus resolve. Inclusive esse é um ótimo assunto que será tratado em um tópico futuro. Mas você já pensou no PORQUÊ entregar a sua vida pra Deus? Veja bem, seguindo a lógica que aprendemos desde que nascemos, eu tomo as decisões da minha vida, e geralmente peço auxílio de Deus, mas a decisão é minha; eu me alimento e sustento meu corpo, eu converso com as pessoas e crio meu status social e assim as pessoas sabem quem sou, eu defino o que quero da minha vida e luto por isso. Se é eu quem passo todo o tempo cuidando do difícil e delicado ato de viver, porquê eu devo entregar a minha vida pra Deus?! A vida é minha pow! - Essa é a lógica que temos, e mesmo que você negue, você já pensou assim em algum momento da sua vida. Então de uma forma rápida e direta, vou mostrar aqui quatro motivos para responder a nossa pergunta chave: Porquê entregar a sua vida pra Deus?


    1º- Porque nós não sabemos cuidar dela... mas ele sabe.
   "Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?" Hebreus 12:9
"E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." - Lucas 23:34a

    Quando nós somos crianças e não temos consciência de tomar nossas próprias decisões, nossos pais nos conduzem, nos ensinam e nos corrigem. Nós entregamos nossas vidas pra eles, porquê sabemos que ele irá cuidar de nós, muito melhor do que nós mesmos cuidaríamos. Se Jesus disse que devemos ser como crianças, então sabemos que Deus cuida da nossa vida muito melhor que qualquer pai humano cuidaria. Devemos confiar nele e saber que ele nos ama e não irá nos deixar nunca, sempre irá cuidar das nossas vidas. Além disso, sabemos que Deus conhece tudo que já foi, que é e que irá ser, então ele sabe muito bem tudo que iremos passar. Não é tranquilizador deixar sua vida nas mãos de alguém que sabe exatamente o que irá acontecer e como passar por isso da melhor maneira possível?

   2º- Porque você deve amar a Deus mais do que ama a sua própria vida.

    "Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna." - João 12:25 
    "Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará" - Mateus 10:39

    Lendo isso pela primeira vez, a ideia que nos vêm a mente é a de tirania, como um absurdo sendo pregado em nossa mente dizendo que não devemos nos valorizar. Mas pense um pouco sobre isso e abra a mente pra ideia de que todo o universo, todo o mundo, todas as pessoas e toda vida foi criada por Deus para glória dele, mas ele deixou tudo isso para nós vivermos. Ele nos deu a vida, e nós amamos esse presente. Mas nós corrompemos a vida, e então não podemos amar ela como amamos quem nos deu ela. Se você ama sua vida mais que Deus, então toda vez que for escolher entre o prazer de algo deste mundo ou a vontade de Deus (que já vimos no 1º motivo, é exatamente o que precisamos que seja.), escolheremos nossa vontade. A vida nos engana, nos mostra fantasmas e nós acreditamos que eles são reais, nos mostra oportunidades que Deus sabe onde leva, mas nós vamos independente da resposta dele, a vida engana, nossa vida não pode ser tudo, pois se decidirmos sempre seguir a vontade que temos na nossa vida, nós iremos perdê-la. ESCOLHA SEUS AMORES.

    3º- Obediência

    "Eu não aceito glória dos homens," - João 5:41

    Como vimos acima, se amarmos nossa vida mais do que amamos a Deus, ela irá nos seduzir e assim iremos voltar todo o nosso objetivo para nós mesmos. Assim, o dono da nossa vida e receptor da glória de tudo que fazemos seríamos nós; e Jesus deixa claro que toda a glória é do Pai. Da mesma forma, quando Jesus estava em seus últimos momentos ele orou ao Pai, orou em prantos pois sabia o que iria acontecer e o que deveria fazer por nós, por amor; e fez por obediência, fez por amor. Em várias passagens e parábolas da bíblia Deus mostra que nos quer por inteiro, ele diz que têm ciúmes de nós (não ciúme humano), então não seja Egoísta, se Deus tem tudo, sabe de tudo e quer o seu bem, seja obediente ao pedido dele.

    4º- Porque a sua vida já é dele.

   "Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória." - Colossenses 3:4
"Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida." - 1 João 5:12
    Você pode até dizer "a minha vida não é de Deus", e viver como se fosse dono dela, mas Deus criou tudo, é dono de tudo, inclusive você. Jesus é vida, VIDA ETERNA. E a sua vida é dele, mesmo que você diga que não.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More