Hoje vou esclarecer uma dúvida que atinge 99% dos jovens cristãos: Que música posso ouvir?
Esse é um assunto delicado e existem várias visões diferentes para ele, mas que gosto muito de comentar pois como alguns de vocês já sabem, a música me move assim como a gravidade me prende no chão. Primeiramente quero deixar bem claro que tudo que for dito aqui é baseado diretamente na palavra de Deus conciliada à oração e pesquisa com teólogos, pois antes de criar minha visão sobre esse assunto eu neguei qualquer conceito que eu já tinha sobre o assunto para entender o que eu lia como se fosse a primeira vez. Também deixo claro que como Deus age de forma diferente com pessoas diferentes, é possível que o que estiver escrito aqui não possa ser aplicado em sua vida. Apenas irei esclarecer a forma que Deus me respondeu sobre isso, para ter certeza do que ele deseja em sua vida, ORE. ;)
O entendimento comum que temos é que existe música gospel e música Secular. Para entender o ponto de vista apresentado aqui, o melhor a fazer é abdicar dessa ideia, e no lugar dela pensar que existe música Cristã e música não cristã (Música Gospel é o ritmo, o "estilo" da música. Música Cristã é qualquer ritmo que contenha letra relacionada explicitamente à vida cristã ou palavra de Deus). Entre as músicas não cristãs, ainda temos músicas com um bom teor, que contam uma história com boa moral, ou que protestam contra as várias malícias deste mundo. A partir disso, podemos analisar o quão importante a música é, e como ela afeta o mundo.
Como a maioria de vocês já sabem, Lúcifer era regente de louvor antes de ser expulso do céu, isso o torna MUITO melhor que nós para a criação do ritmo, da letra e da melodia cativante que nos rodeia, pois temos apenas a criatividade humana. Ele usa isso contra nós, nos seduz com um ritmo sensual ou com uma letra com apologia à violência, às drogas, ao sexo e a qualquer coisa que remete à carne. Porém, o que aprendemos é que qualquer música que não fale de Deus é inspirada pelo inimigo, isso cria um problema global no mundo cristão: A Bolha Gospel.
![]() |
| Vóvó disse pra não ouvir essa música do DEABO! ò.ó |
Ok, vou tratar da bolha Gospel em um tópico futuro pra não deixar vocês lendo páginas e páginas neste post. Mas de uma forma simplificada, se uma banda cristã resolve escrever uma música que defende uma ideologia anti-drogas ela é valorizada e todo cristão ouve, porém várias outras bandas que não são cristãs também criam músicas com o mesmo teor, e essas músicas são taxadas como "seculares", "consagradas" ou inspiradas pelo demônio. Isso é um absurdo, pois o objetivo da música é o mesmo. De uma forma ainda pior, a bolha Gospel ataca severamente uma banda ou cantor Cristão que escreve uma música que não tenha a doutrina Cristã explícita; em um bom exemplo, se um cantor cristão assiste um filme ou lê um livro e tem uma boa ideia para transferir aquela história em uma música, ele não pode lançar, mesmo que ela não contenha nada que vá contra os ensinamentos de cristo.
"Julgai todas as coisas, retende o que é bom: Abstende-vos de toda forma de mal."
- I Tessalonicenses 5:20,21.
Temos que abrir a mente e entender que nossa prioridade é ouvir música cristã, porém se uma banda, cantor ou música não cristã ainda tem um bom teor, nada lhe impede de ouví-la. O extremismo relacionado à música no meio Cristão está originando uma nova linha de bandas e cantores por todo o planeta que negam cantar música cristã mesmo tendo o teor cristão na letra de suas músicas pois, segundo eles, suas músicas e ideias ficariam limitadas à um público apenas se fizessem essa denominação. Como eu gosto de rock, tenho exemplos bons como a banda Flyleaf e Anberlin, em entrevista essas duas bandas afirmam que não querem ficar na bolha Gospel porquê a música foi feita para alcançar também as pessoas que não conhecem a Deus, e muitas vezes isso acontece por acaso, quando essa pessoa está ouvindo uma música da banda que não fala diretamente de Deus, mas tem um bom teor. Destas duas, a banda Anberlin ainda é mais atacada pela comunidade Cristã pois suas músicas geralmente não falam explicitamente de Deus, mas na maioria delas encontramos referências de uma vida cristã.
Concluindo, se a música não contém letra ou ritmo que referencie às práticas e ideologias ímpias, ela tem tanta utilidade e é tão abençoadora quanto uma música cristã com letra equivalente.
Essa foi a parte que todos se empolgam e pulam de alegria gritando "EEU POSSO OUVIR restart AQUELA BANDA!"
"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém. Todas são lícitas, mas nem todas edificam." - 1 Coríntios 10:23

É claro que nem tudo são flores. Como o versículo acima nos deixa claro, se quisermos podemos ouvir qualquer coisa, mas nem tudo irá nos edificar, você deve conhecer onde está sua fraqueza em relação à música para não cair. É verdade sim que Deus pode usar o ímpio para abençoar o cristão, assim como ele fez com José no Egito usando o Faraó para abençoá-lo, mas assim como aconteceu com José, você pode enfrentar "uma esposa do faraó". Não são poucos os casos de pessoas que adquirem o conhecimento que mostrei até agora e depois de ouvirem músicas com bom teor, passaram também a ouvir as outras músicas do cantor/banda que compôs essa música, mesmo que todas as outras músicas sejam com um péssimo teor. Outro caso é particularmente voltado à ritmos como o funk e o Sertanejo (sim, existe música cristã com esses ritmos), pois não adianta nada ouvir um funk cristão enquanto vai ao ~~chão! chão! chão! , da mesma forma que não adianta ouvir sertanejo cristão "dançando coladinho com a irmãzinha da igreja". Vigia! Se você sabe que pode falhar, nem comece a ouvir músicas não cristãs de ritmos, bandas ou cantores que você reconhece a possibilidade do erro.
Apenas para finalizar, quero lembrar o primeiro parágrafo deste post: Esse é um assunto delicado e existem várias visões diferentes para ele, se sua opinião é diferente ou se não tem certeza se é isso mesmo, então pesquise, leia a bíblia, e principalmente ORE. Como a Ana Carla tem o mesmo pensamento dito aqui, às vezes você poderá encontrar uma música dessas na coluna nowplaying, mas com certeza a grande maioria das músicas será cristã.





0 comentários:
Postar um comentário